politica social no brasil
NO CONTEXTO BRASILEIRO:
NATUREZA E DESENVOLVIMENTO “O que transformou o mundo não foi a utopia. Foi a necessidade.”
José Saramago
O presente capítulo tem como proposta apresentar algumas refl exões sobre o tema complexo, muito discutido e trabalhado pelo
Serviço Social brasileiro, que são as políticas sociais.
A partir dos anos 80 (século XX), a profi ssão passou a ter uma consistente produção sobre o tema.
A análise das políticas sociais tem muitos caminhos a percorrer.
Este estudo intenciona apresentar a dinâmica das políticas sociais, bem como suas características, organização e gestão no desenvolvimento do capitalismo e das lutas profi ssionais e sociais. Por ora, abordará a articulação entre política e economia na sociedade capitalista.
As políticas sociais no Brasil estão relacionadas diretamente às condições vivenciadas pelo País em níveis econômico, político e social. São vistas como mecanismos de manutenção da força de trabalho, em alguns momentos, em outros como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão (Faleiros, 1991, p.8).
24 MARIA CRISTINA PIANA ações de política social. Ainda nesta recente sociedade industrial, inicia-se o confl ito entre os interesses do capital e os do trabalho.
Para Vieira E. (1992, p.81), a história do capitalismo testemunha contradição fundamental, de um lado, ininterrupto crescimento do mercado e do consumo e de outro, sua gradativa monopolização.
Com isso, o processo de acumulação do capital impõe à indústria a necessidade de alargar o mercado e de aumentar o consumo, mas o resguardo e o incremento da rentabilidade do capital já invertido exigem de quando em quando limitações de caráter monopolizador, entravando o próprio mercado e tolhendo