politicas sociais no brasil
Serviço SOCIAL
políticas sociais no brasil a partir do século xx
Sete Lagoas
2013
políticas sociais no brasil a partir do século xx
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos Metodológico do Serviço Social III; Direito e Legislação Social; Políticas Sociais I.
Prof. Paulo Sérgio Aragão; Jossan Batistute; Maria Lucimar Pereira; Clarice Kernkamp.
Sete Lagoas
2013
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a construção das políticas sociais no Brasil e como ela se define, como uma ação de ordem coletiva que garante bens e serviços sociais garantidos em lei pelas demandas da sociedade civil.
As políticas sociais e os direitos sociais são subordinados aos interesses das classes trabalhadoras e aborda a política social no contexto do capitalismo e aspectos relevantes da constituição federal de 1988.
No Brasil as políticas sociais surgiram com suas origens e funções em meados do século XIX por meios do capitalismo e das lutas de classes como forma de garantia de direitos para os trabalhadores. O capitalismo nada mais é do que a exploração do trabalho humano era uma contradição de “capital e trabalho” o rico cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre.
As políticas sociais são entendidas como a ação do estado, o estado ele tem responsabilidades nas condições de vida e trabalho dos indivíduos, principalmente da classe trabalhadora, onde cada cidadão possa participar e usufruir dos seus direitos.
O objetivo do estado era manter uma mediação entre relações sociais e aos meios de produção, implantando as políticas socias de maneira preventiva, para suprir necessidades do publico alvo que era composto pela desigualdade social.
DESENVOLVIMENTO
As políticas sociais