Política Social no Brasil
Construção dos Direitos e Política Sociais no Brasil a partir do Século XX
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 resgate histórico das politicas sociais 4
3 ditadura MIILITAR, a nova republica e constituição de 1988 6
4 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Em um cenário político conturbado o Brasil passou por varias transformações sociais.
Será apresentado um breve relato histórico sobre as Constituições de 1394, 1937, 1946, 1988. E suas políticas sociais mais importantes.
A responsabilidade social de ajudar os mais necessitados era realizado por igrejas, mosteiros, enfim entidades religiosas. Até que em 1930 no governo de Getulio Vargas essa ação passou a ser realizada pelo Estado.
Todas as Constituições trouxeram conquistas realizadas por manifestações populares. Com exceção a Constituição de 1937 que destituiu alguns direitos conquistados em 1934, e centralizou toda a administração e responsabilidade.
Já em 1946 foi a Constituição que trouxe alguns direitos porem não foram respeitados por muito tempo, porque em 1960 veio a ditadura militar e a opressão a toda e qualquer manifestação popular. Isso era feito com extrema violência. Mas na década de 1940 foram criadas organizações voltadas à política social como SESI e SENAI.
Também novas conquistas para a sociedade como a criação de profissionais ligados a assistência, pessoas que ajudam buscando sempre a melhor solução para aqueles que não têm condições. O profissional de serviço social, que foi reconhecido na Constituição de 1988. E logo depois veio a criação de um código de conduta, e regulamentação da profissão.
2 resgate histórico das politicas sociais
As políticas sociais no Brasil ganharam destaque a partir de 1930 logo após a Revolução.
Entendeu-se naquele momento que era necessário a criação de políticas voltadas ao bem estar social. Mas era preciso mão