O Cortiço
Aluísio de Azevedo
Paragominas-PA
Características das personagens
Personagem: Rita Baiana
Aspectos físicos: Mulata sensual “requebrado luxurioso”, “movimentos de obra amaldiçoada”, bela, perfumada, sinestésica, “luz ardente do meio-dia”.
Aspectos psicológicos: Independente e rebelde, seduz os homens, apresenta gosto pela vida e demasiada alegria.
Principais ações: Tem facilidade de canto e dança. Suas ações abrangem a sensualidade, o amoralismo, a infidelidade, a irresponsabilidade.
Personagem: Jerônimo
Aspectos físicos: Era um imigrante português.
Aspectos psicológicos: Disciplinado no que fazia era um rapaz trabalhador, honesto, vivia para a mulher, que também vivia para ele. Porém acaba desvirtuando-se no decorrer dos capítulos, perde o gosto pelo trabalho.
Principais ações: Português “cavouqueiro”, trabalhava na pedreira de João Romão. Apaixona-se pela baiana e, após algum tempo, faz-se um relacionamento extraconjugal. Jerônimo abandona a mulher e vai viver com Rita. Colado, Piedade,da net, a abandonada, começa a beber. Já foram desvirtuados, “o homem é produto do meio”.
Personagem: João Romão
Aspectos físicos: Taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço.
Aspectos psicológicos: Ambicioso e representa o capitalista explorador. Queria ascender socialmente.
Principais ações: Junta dinheiro por penosos sacrifícios, compra uma venda e algumas casinhas (mais a frente da narração compra mais casas – o cortiço- e a pedreira). Mora junto com Bertoleza, escrava fugida, mais ainda assim tem besteira da trabalhadeira que possuía uma quitanda e economias para comprar a carta de alforria. João Romão falsifica a carta de alforria e vive com Bertoleza que é explorada constantemente pelo companheiro – comem das sobras da venda, andam de roupas pobres e gastas e vivem sem luxo algum.
Personagem: Miranda
Aspectos físicos: Comerciante português. Mora num sobrado aburguesado, ao lado do cortiço.