Teste da chama
Curso: Engenharia Civil
Aluno: Marx Mota Fernandes
Professora: Elecy Moreno / Disciplina: Química Aplicada à Engenharia
TESTE DE CHAMA
RESUMO:
I – O relatório proposto tem como perspectiva detectar alguns metais através de sua radiação visível.
II – Baseado na teoria de Bohr
III –Luz visível ao olho humano
IV – Espectro de emissão da luz
PALAVRA-CHAVE:
Chama, Luz, Átomo.
INTRODUÇÃO:
O experimento teste de chama é um procedimento utilizado para detectar o espectro da luz visível, baseado na teoria de Bohr, na qual se observa o fenômeno ondulatório associados com a luz. Através do aquecimento, há excitação dos átomos dos elétrons, ocorrendo assim uma absorção de energia. Com a consequente liberação dessa energia, os elétrons retornam ao seu estado sob a forma de uma chama colorida.
A luz que é composta por diminutas partículas (fótons) onde poderá ser calculada considerando a seguinte expressão: E=h.v, sendo v=C/y, para analisarmos o comprimento de onda. A luz é encontrada em todos os lugares do nosso dia-a-dia (sol, estrela, lâmpada, televisão, rádio... etc.), também conhecida como espectro eletromagnético, na qual é visível ao olho humano na área que se estende desde 400nm até cerca de 800nm.
EXPERIMENTO:
Para chegarmos ao espectro de emissão, é usada uma lamparina de álcool, onde se utiliza de uma haste metálica que é devidamente lavada com água destilada para resfriar-la, depois é introduzida na substancia química e colocada sob a chama, onde podemos observar a cor da emissão de luz de cada elemento. Esse procedimento foi realizado com o Sódio (Na), o Lítio (Li), o Potássio (K), o Cálcio (Ca), o Ferro (Fe), o Cobre (Cu) e Bário (Ba).
Elemento Químico
Símbolo
Cor
Comprimento de Onda (nm)
Sódio
Na amarelo-alaranjado 590 a 620
Lítio
Li
Verde-azulado
450 a 500
Potássio
K
Lilás
400 a 450
Cálcio
Ca
Verde
500 a 570
Ferro
Fe
Verde
500 a 570
Cobre
Cu
Verde
500 a