Gestão do conhecimento
Preocupa-se em produzir, difundir combinar, renovar o conhecimento, face mudanças e inovação gerencia veículos de informação e conhecimento objetivando facilitar a aprendizagem da organização. Enfatiza o capital intelectual.
Está relacionada a globalização, customização, organização virtual e trabalhador do conhecimento.
A Gestão do Conhecimento tem como objetivo proporcionar à uma organização, meios que a conduzam para uma constante inovação, seja de tecnologia, conceitos, técnicas, métodos, e outros, através não somente da Gestão das Informações, mas sim da troca de experiências e vivências, que são adquiridas por meio de sucessos e fracassos acumulados durante a trajetória de uma organização ou pessoa.
Mas como garantir um diferencial baseado no conhecimento se as pessoas, as grandes detentoras de conhecimento, mudam constantemente das organizações ?
Esse é o grande desafio da área de Gestão do Conhecimento, fazer com que a reposição de um profissional seja o menos doloroso possível, fazendo com que a lacuna deixada pelo profissional anterior seja preenchida o mais rápido, evitando perda de competitividade
"Conhecimento é acumular experiências ao longo de uma vida, seja esta de sucessos ou fracassos, onde cada acerto é uma realização e cada erro é uma motivação para a superação de nossos limites."
O CONHECIMENTO
Características do Conhecimento
Crawford(1994) aponta quatro características principais do conhecimento, vejamos abaixo: • O conhecimento é difundível e se auto-reproduz: o contrário das matérias-primas da economia industrial, que são recursos finitos, o conhecimento expande-se e aumenta a medida que é utilizado, pois quanto mais é utilizado para realizar determinada ação, mais é aprimorado e permite compreender mais profundamente essa ação. • O conhecimento é substituível, ele pode substituir ou redistribuir elementos de forma a gerar ganhos em competitividade. Exemplo: novas técnicas de plantio podem