Gestão do Conhecimento Tácito
Abstract. This paper presents a case study about the company TechXPTO, confronting problems related to management of tacit knowledge. The study proposes possible solutions to solve the problem and improve the strategic management of the company.
Resumo. Este artigo apresenta o estudo de caso da empresa TechXPTO, que enfrenta problemas relacionados a gestão do conhecimento tácito. O estudo propõe possíveis soluções para resolver o problema e melhorar a gestão estratégica da empresa.
1. Introdução
Atualmente, um dos bens mais valiosos para uma organização é o conhecimento.
Segundo pesquisa realizada pela OCDE (1999) o conhecimento gerou cerca de 55% da riqueza mundial no ano de 1999.
De acordo Antunes (2011) o conhecimento pode ser definido no contexto organizacional como o que as empresas sabem sobre os processos organizacionais, advindos de experiências passadas, e o que elas sabem sobre seus clientes, produtos, erros e sucessos do passado.
Neste cenário de crescente valorização do conhecimento, um dos principais desafios enfrentados pelas organizações é o de distribuir o conhecimento de modo que este não fique retido por um colaborador ou um setor em específico. Antunes (2011) afirma que a retenção do conhecimento é uma perda irreparável para a organização.
Visando apresentar uma possível solução ao desafio da distribuição do conhecimento, o presente artigo relata o caso de uma empresa de desenvolvimento de software de pequeno porte que tinha dificuldades em realizar a distribuição do conhecimento em sua equipe de desenvolvimento e a solução adotada para este problema. O artigo foi divido da seguinte maneira: a seção 2 contextualiza a empresa que será usada como objeto de estudo, a seção 3 apresenta os indicadores do problema, a seção 4 analisa a cultura organizacional da empresa, a seção 5 faz uma análise SWOT, a seção 6 cita os eventos de riscos, a seção 7 apresenta uma aposta