Gestão democrática
Em todo o país, as escolas públicas vivem sofrendo com a falta de atenção de suas funções socioculturais, politica e pedagógica. As escolas públicas cada vez maior responsabilidade, para com um formação integrada dos estudantes de todas classes sociais, para que eles conheça os direitos e deveres de participar com sua autonomia nas decisões da comunidade. A escola e o lugar onde nós procurarmos informações legais, onde possamos participar de todo projeto, nela construído.
Ao longo da história as instituições no Brasil só era conhecido como educação e ensino. Hoje a educação é mais abrangente pois a comunidade tem mais participação e coopera, com o bom desenvolvimento da escola. A escola é um lugar que está sempre aberta para um bom diálogo com todos os segmentos. Quando falamos em educação, logo pensamos na escola, mas não é, a educação está em todo o lugar e meios sociais, o ensino vem acompanhado nessa educação. Precisamos ser orientados para termos responsabilidades de cuidar o patrimônio público, para nele podermos usufruir de bons lugares e até mesmo aulas ao ar livre. O ensino público é para todos as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Que pode ser ofertado em todos os lugares públicos como igreja, associações etc...
A educação é uma prática social onde o homem e mulher enquanto vivem tem seus valores e conhecimento e sua linguagem e crenças. A escola não é só ensinar a ler, escrever, é exigido de todo profissional em educação a ter respeito com suas diferenças para que saibamos conviver com a diversidade cultural. Toda cultura e educação de um povo caminha junto. Todo funcionário de escola pode ser educador, porque ele transforma suas rotinas em processos educativos.
A educação formal no Brasil começou em 1549, com a chegada dos padres e irmãos coadjutores. Esse povo criou colégio para que pudesse ofertar alguns cursos, que era destinado só para a elite.
A educação brasileira pública passou com sua