GESTÃO DEMOCRÁTICA
A gestão escolar deixa de ser centralizadora e adquire um aspecto integrador. É necessária a participação de todos, sendo o gestor o maior articulador da gestão fazendo com que os participantes se envolvam na tomada de decisões.
Dessa forma, adquirimos a vivência do pertencimento, e como pertence a todos, todos devem cuidar: implica responsabilidades. Embora a construção de uma gestão democrática seja um dos nossos maiores desafios : gerir democraticamente e participativamente a escola não tem sido uma tarefa fácil, precisamos consolidar nossas ações para que de fato essa realidade se concretize.
A educação é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. É um bem público que precisa ser oferecido com qualidade. Essas afirmativas permeiam todas as discussões acerca da educação.
Cotidianamente as escolas passam por desafios, sonhos e esperanças de se construir uma educação de qualidade para todos. Muitas foram as lutas pela democratização do ensino nas escolas públicas em nosso país, incluindo a gestão democrática com princípio do ensino público. A participação nas decisões dentro das instituições escolares é pauta constante em todas as discussões. Essas lutas em algum momento se materializaram, com a eleição para diretores de escola. No entanto um processo de participação vai muito além da escolha democrática pelo voto. A participação efetiva constitui-se numa das melhores maneiras de assegurar a gestão democrática na escola, possibilitando o envolvimento de toda a comunidade escolar na tomada de decisões e no funcionamento organizacional da