Resenha - Milton Santos - Por Uma Outra Globalização
CURSO: SERVIÇO SOCIAL 1º PERÍODO 2013
Disciplina: OFICINA DO CONHECIMENTO
Aluno: Caboopynho
RESENHA: Milton Santos – Por Uma Outra Globalização
Nesta obra, Milton Santos nos apresenta a geografia tendo como objeto o espaço. O espaço geográfico acompanha o processo histórico da sociedade. O mundo se movimenta, se constrói e se desconstrói a partir deste processo.
Milton Santos nos alerta quanto à maneira perversa como a globalização fomenta este processo de forma desordenada.
Uma globalização em que o homem deixou de ser o centro do mundo e o centro passou a ser o dinheiro, por causa da geopolítica que se instalou, proposta pelos economistas e imposta pela mídia. As grandes empresas estabelecem normas de convivência entre as pessoas, formas de consumo e competitividade, que cada vez mais as distanciam da solidariedade e da cidadania.
Vemos a grande massa movida por informações tendenciosas e padrões de cultura voltados para o capitalismo, manipulada pelas grandes empresas que se sobrepõem até mesmo ao
Estado.
A globalização perversa produz a desigualdade social, o desemprego, a fome, o desabrigo e o isolamento, que traz como consequência a violência, que, na ótica de Milton Santos, é gerada por aqueles que desejam combate-la.
O propósito da mídia é a manipulação das massas através da alienação das ideias.
Milton Santos não se posiciona contra a globalização, uma potência que, se utilizada de forma correta, pode movimentar a massa em nosso favor, como o que temos visto hoje, a manifestação do povo contra a desigualdade social, a corrupção, a desordem e o desrespeito à liberdade.
Assim, ele sugere uma outra globalização, que ao contrário de uma globalização regida pelo capitalismo, seja regida pelas ideias geradas pelo pensar crítico e que o homem esteja no centro. Que haja uma orientação correta e despretensiosa quanto ao uso adequado dos recursos naturais e do espaço. Uma globalização que produza verdadeiramente