Resistência de isolamento
A realização dos testes de resistência de isolamento é necessária por forma a verificar que nas instalações elétricas não existem quaisquer curto-circuito.Por outro lado,devemos garantir que as mesmas cumprem os valores mínimos de isolamento previsto no Artigo 434 do R.S.I.U.E.E.
Estes visam verificar satisfatoriamente o isolamento de uma nova instalação ou identificar fatores de deterioração isolamento associados a riscos de incêndio existentes nas instalações .
Antes de iniciarmos os ensaios de isolamento devemos garantir que:
A instalação está isolada/desligar alimentação.
Não existem ligação entre Neutro e Terra,isto é, todos os equipamentos que tenha risco de avaria com a Tensão de teste de 500V devem ser desligados circuitos tais como equipamentos eletrônicos ,luminárias de descarga, etc. Estas precauções aplicam-se principalmente para testes entre condutores ativos ,tais como Fase-Neutro.
Todos os fusíveis devem estar no lugar e todos corta circuitos fechados.
Procedimento de Teste
Entre condutores ativos e terra.(fig.A)
Os condutores fase e neutro deverão estar interligados através dos barramentos.Através do aparelho de teste de resistência de isolamento ajustado para uma tensão de ensaio 250VCC a resistência de isolamento medida será entre condutores ativos (fase e neutro) eo terminal principal de terra. O valor mínimo da resistência devera ser igual ou superior a 0,25MOhms.
fig.A
Teste de resistência de isolamento em instalações elétricas
Ente condutores ativos (fig.B)
Tendo tomada as precauções já descritas e usando o aparelho de teste de resistência de isolamento ajustado ao mesmo valor de tensão de teste,a resistência de isolamento dada é a medida entre cada condutor ativo e os restantes. O valor devera ser igual ou superior a 0,25MOhms.
Para uma instalação monofásica: F(L) e N
Para uma instalação trifásica :( L1 E L2) ;( L1 e L3); (L2 e