Trabalhos
Ambientes laboratoriais e clinicas geralmente são locais que podem expor as pessoas que nele trabalham ou circulam, a riscos de varias origens. Os ricos de agravo à saúde (ex. radiação, calor, frio, substancias químicas, estresse, agentes infecciosos ergonômicos etc.) podem ser variados e cumulativos.Por suas características encontram-se nos serviços da saúde exemplos de todos os tipos de risco, agravados por problemas administrativo e financeiro (ex. falta de manutenção de equipamento) e alguns decorrentes de falhas nas adaptação de estrutura antigas a aparelhos de última geração. Quanto o enfoque é biossegurança além do cuidado normais de boas práticas de laboratório, são necessários procedimentos específicos para minimizar os riscos de acidentes pessoais e de contaminação ambiental. A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde. Aborda medidas de controles de infecção para proteção da equipe de assistência e usuários em saúde, e tem um papel fundamental na promoção da consciência sanitária na comunicação aonde atua. É importante para a prevenção do meio ambiente, orientar a manipulação e o descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes, tendo como principal objetivo a redução geral de riscos a saúde e acidentes ocupacionais. Os princípios e boas praticas de laboratórios serão discutidos com o objetivo de delinear todos os possíveis acidentes e contaminação que podem ocorrer em ambientes clínicos e laboratoriais.
CONCEITO
É a ciência que estuda o manuseio de substâncias biológicas avaliando todas as condições que serão necessárias para a atividade de enfermagem.
Considerações gerais
Em 1996, foi publicado um manual sobre a orientação que devemos ter ao manusear sangue, líquidos e fluidos corporais, o sistema abordou as seguintes questões:
Precauções padrões ou universais;
Precauções baseadas na rota de transmissão;
Precauções Empíricas;
As