Gestão Democrática?
Para Milaine Crisina Skowaskes Santarém
Pós em Psicopedagogia
Faculdade Associada UNINOVE
GESTÃO DEMOCRÁTICA ? RELAÇÕES POLITICO-PEDAGÓGICA DO COLETIVO DOCENTE E SEU GESTOR
DEDICATÓRIA
A Deus, por nos conceder o dom da sabedoria e reforçá-los a cada dia..
Ao amigo e conselheiro sempre presente, Dr.Marcos
Familia, parentes e amigos ... diamantes lapidado
s.
“É que a democracia, como qualquer sonho, não se faz com palavras desencarnadas, mas com reflexão e prática”. (Paulo Freire. Professora sim, tia não, p. 91)
8
RESUMO
Este trabalho analisa as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações do corpo docente das escolas da rede municipal de Jandira com os gestores, para entender de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, fundamental para o devido desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Pretende, ainda, refletir sobre a gestão democrática nas escolas da rede pública e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação.
Palavras chave: Gestão Participativa, Comunidade Escolar, Educação
9
ABSTRACT
This work aims at analyzing the pedagogical and political issues that permeate relations Faculty of the schools of the Salvador municipal network managers to understand how these relationships interfere with effective deployment of democratic management, fundamental to due development of learners ' of