gestão de saude
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEDIS
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL – EEN
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SAÚDE
DISCIPLINA: Estado, Governo e Mercado
Professor: Antônio Sérgio Araújo Fernandes
Aluno: José Eduardo de Oliveira Silva
2- Descreva as relações entre Estado, Governo e Mercado no Brasil ao longo do século XX, Identificando as características principais do Estado oligárquico, Estado desenvolvimentista e estado neoliberal relacionando-as com as mudanças produzidas nas duas matrizes teóricas que explicam as relações entre Estado e sociedade no mundo capitalista.
Embora o advento da República no Brasil coincida com a democratização dos Estados liberais, o novo regime brasileiro não foi mais que um simulacro dos regimes liberais-democráticos europeus, devendo ser mais rigorosamente classificado como uma república oligárquica do que como uma democracia liberal. Apesar da adoção do sufrágio universal masculino nos processos eleitorais para a escolha dos governantes e representantes em todas as instâncias de governo, os resultados eleitorais eram manipulados pela oligarquia dominante e o império da lei não era mais que aparente.
No Brasil, a construção do Estado desenvolvimentista não viria apenas acompanhada de políticas sociais e de desenvolvimento econômico, mas também de uma importante ruptura política. Coube então ao novo Estado construir, a um só tempo, as novas bases de desenvolvimento econômico e acumulação capitalista e de legitimação de uma nova ordem política no país, com a incorporação das massas no processo político. Se nos países capitalistas centrais a era da industrialização coincidira com o Estado liberal e antecedera a era das políticas sociais, trazidas pelo Estado de bem - estar social, no Brasil as fases de industrialização e de criação de políticas sociais foram concomitantes e coincidentes com o Estado de bem-estar social. Por isso , essa nova forma de Estado foi aqui chamada,