gestão de recursos humanos e identidade social
Introdução:
A identidade social depende os valores pessoais de cada um, isso influi em suas decisões, tanto pessoais, quanto organizacionais. Onde grupos sociais, podem revolucionar com suas idéias, de acordo com suas visões de mundo.
Síntese
O paradigma do interacionismo simbólico
O ser humano é movido, por suas crenças e valores, mas não pode se abdicar dos fatores sociais relevantes.Concerteza, a realidade social de hoje, só é ela, pelo fato de crenças e valores pessoais, fazerem parte do cotidiano. A sociedade primaria, tem um grande peso, no que é identidade social na atualidade.
Os valores pessoais são extremamente importantes, para as decisões pessoais, a pessoa pode permanecer com suas idéias, ou mudar conforme elas desejam.
O desenvolvimento da identidade social a partir do trabalho
Os indivíduos levam consigo a sua identidade biológica, suas características pessoais, mas isso não quer dizer que não vá mudar, ao longo do tempo.
Eles conseguem equilibrar as pressões internas com as pressões externas, fazendo uma analise de sua visão, com a identidade social presente.
A importância do conflito e do reconhecimento social para a construção da identidade
As interações dos indivíduos, com o seu trabalho coletivo, são fundamentais, para o crescimento da identidade individual, pois o conflito muitas vezes pode ensinar, a reconhecer o sentimento dos outros, pois todo o ser humano gosta de ser reconhecido por suas ações.
As pessoas querem ser exemplos, expor suas idéias, para um bem comum, ser reconhecidos pelo que são sem influencia de terceiros.
Segundo alguns, autores, como Sainsaulieu e Hegel, o indivíduo se torna completo quando há um equilíbrio entre a razão, e o desejo, pois o individuo, precisa dessa conciliação, para viver num sistema social adverso.
Segundo a teoria hegeliana, a vivencia do indivíduo, os conflitos, as experiência afetivas, constroem uma personalidade