Tipos de fotografias
Plano Próximo: É um plano que dá mais destaque a ombros e cabeça, utilizando uma mais distância íntima.
Mergulho ou plongée: Enquadramento feito de cima para baixo. Submete à imagem sensação de menor destaque.
Plano Detalhe: É uma visão aproximada o bastante para destacar detalhes de elementos em geral.
Plano Médio: É um plano no qual as pessoas ficam a meio corpo.
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA – COMPOSIÇÃO
1 Técnicas de composição
Tal qual um compositor ao fazer o arranjo de uma peça musical – decidindo quais instrumentos devem trabalhar em conjunto, quais entram em harmonia ou destoam – também o fotógrafo tem de agir, construindo imagens de forte poder visual por todos os lados. Por isso, ver uma cena por meio dos olhos de um profissional de fotografia é muito diferente de vê-la como realmente é.
Compor uma imagem é organizar os elementos no enquadramento fotográfico e há técnicas que ensinam a compor fotografias.
O objetivo de estudar as regras de composição é refinar o olhar e aprender quais elementos ou técnicas tornam uma imagem forte em termos de composição. São “truques visuais” que ajudam a passar sua mensagem por meio de uma composição forte em uma foto simples e também as armadilhas que devem ser evitadas. Será falado em padrões, movimento, encontrar um ponto focal, criar profundidade etc. É importante conhecer as “leis” que ajudam a criar uma composição, para que ao dominá-las, se possa também quebrá-las, situação que pode e deve acontecer, mas somente quando se consciência do que se está fazendo.
2 Planos
Diferentes planos são usados na organização da imagem.
É comum conhecermos os planos cinematográficos porque o cinema, como forma de entretenimento, mobilizou muito mais atenção que a fotografia. Mas como o cinema é um