Gestão de recursos humano
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina:Técnicas de Negociação
Profª.EaD Karem G.Rojas
Tutora a distância Profª. Esp.Michele Braz Simões
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Taboão da Serra / SP
2013
INTRODUÇÃO:
A negociação é um processo que envolve objetivos, tomada de decisões, criatividade, comunicação e capacidade de administrar conflitos. Logo se vê que negociar é muito mais do que técnica, tática ou estratégia, negociar é tudo isso somados a habilidades interpessoais, competências e atitudes.
Alguns autores acreditam que a negociação depende de múltiplas teorias que devem ser muito bem aprendidas, antes que alguém possa praticá-la. Enquanto que outros pensam que a negociação é essencialmente uma atividade derivada da experiência prática (Martinelli e Almeida, 1998).
Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo sistematizar o conjunto de características que formam as habilidades humanas, técnicas e conceituais do negociador e verificar como essas habilidades influenciam o uso dos poderes pelo negociador, que se constitui numa das variáveis cruciais da negociação. Para tanto, o enfoque sistêmico será utilizado como metodologia para melhor visualização e compreensão das variáveis analisadas e como elas se relacionam. Para alcançar esse objetivo, primeiramente é efetuada uma revisão bibliográfica sobre enfoque sistêmico, em seguida uma revisão sobre o conceito de negociação, as características se habilidades do negociador e o poder na negociação. Posteriormente, são realizadas as análises e apresentadas às conclusões.
Na carreira de um profissional depende de vários fatores para o sucesso nas negociações.
Todos negociam alguma coisa todos os dias, mesmo quando não se percebe que o estão a fazer. As negociações não devem ser feitas pelos lucros, pelos ganhos pessoais ou pelo poder de mandar, mas antes