Gestão de qualidade
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão,com o enfoque de gerenciamento de processos. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. A ISO-9001 é uma norma criada para especificar os requisitos de um sistema de gestão da qualidade onde a organização visa aumentar a satisfação dos clientes através de uma aplicação efetiva do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do negócio, e necessita demonstrar a sua habilidade em prover produtos e serviços que cumprem constantemente com os requisitos dos clientes e regulatórios.
Globalmente mais de 350.000 companhias usam a ISO 9000 para ajudá-los a dirigir a sua organização. Os benefícios encontrados são consistência melhorada no desempenho de produtos/serviços e portanto níveis mais altos de satisfação de clientes, percepção melhorada dos clientes em relação à imagem, cultura e desempenho da organização, produtividade e eficiência melhoradas, o que leva a reduções de custo, melhoria da comunicação, moral e satisfação no trabalho – o pessoal compreende o que se espera deles e um do outro, vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.
HISTORICO DO ISO 9000
Desde os seus primórdios, a industrialização levantou questões relativas à padronização e à qualidade de processos e produtos. No início do século XX, destacaram-se os estudos de Frederick Taylor visando racionalizar as etapas de produção, aproveitados com sucesso por Henry Ford, que implantou a linha de montagem.A padronização internacional começou pela área