Gestão de Qualidade
Para entender sobre a qualidade, é necessário conhecer o significado do termo. A palavra qualidade, vem do latim 'qualitate'. Os principais autores sobre o tema como Deming, Crosby, Juran e Feigenbaun procuraram definí-la de acordo com uma série de princípios dos quais seria adequado para a implantação da qualidade nas organizações.
A norma brasileira ABNT NBR ISO 9000 atribui a qualidade o seguinte conceito:
“Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.
A qualidade de um produto ou serviço seria quando estes atendem as necessidades dos seus clientes de forma agradável. O conceito de Gestão da Qualidade foi evoluindo com o passar do tempo, a medida que as pessoas se tornavam mais exigentes em suas avaliações.
O que é Gestão da Qualidade?
A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.
Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra para corrigir os erros dos produtos bélicos e era utilizado o termo Controle de Processos. Com a evolução do termo, passou a ser chamado de Garantia de Qualidade, que utilizava normas específicas para cada etapa. Após isso, surgiu o Controle de Qualidade, no começo do século XX por Frederick Taylor e Ford.
Hoje, por exemplo, os consumidores cada vez mais cobram qualidade dos produtos que adquirem.
De acordo com os relatórios do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, existem, só para uma operadora de telecomunicações: 5.966 mil reclamações. Em seguida, vem um grupo financeiro com 4.360 queixas fundamentadas; ou seja, o cliente está com a razão.
Dependendo do caso, mais de 50% das reclamações não são atendidas, como é o caso da operadora de telefonia citada no parágrafo anterior. O fato é: em todo e qualquer lugar é preciso ter fiscalização quanto à qualidade do produto. Um alimento estragado pode levar alguém a óbito. Tendo em vista esses aspectos, se