GESTÃO DE QUALIDADE
Andréia Maciel da Rocha
Fabiana Weiss
Márcia Demétrio
José Olimar Alves
Professor - Rodolfo Landgraf
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Comercial (GCO0071)
Prática do 1º semestre
28/04/2014
1Gestão da Qualidade
A palavra qualidade, segundo a Norma Brasileira ABNT NBR ISSO 9000 define qualidade como “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaza requisitos”. Ou seja,para que um serviço ou produto tenha qualidade, é fundamental saber a quem ele se destina e qual a sua expectativa. Isso é assim, desde o homo sapiens, teve a percepção, desde que ele teve a capacidade de realizar opções, comparar qualidades e avaliando alternativas e criar métodos que os auxiliassem em suas manifestações.
A evolução, tanto individual, como a coletiva, pouco a pouco se transforma em um forte dispositivo de controle de qualidade, pois formaram-se os valores, desenvolvem-se as relações sociais e as organizações politicas de forma a estabelecer um grandioso dispositivo de controle de qualidade.
Coma produção em massa, surge a conhecida era do controle estatístico, que vai sendo aperfeiçoada ao logo das décadas, pois as amostragens e outros procedimentos com base estatísticos , como amostragens, controle de qualidade, preocupação não só com o aspecto do produto mas sim, a qualidade, a gestão da qualidade, passa a ser vista como nova filosofia gerencial, abrangendo como tal o produto como responsabilidade da empresa, pois aborda todos os aspectos de sua operação. Grandes impérios como a Inglaterra na Revolução Industrial,mostram preocupação com a saúde de seu trabalhador, pois assim conseguiria manter boa produção. Outro exemplo é o Japão , que após a Segunda Guerra Mundial, silenciosamente faz mudanças, quase que culturais, para ajudar seus empresários e industriais, e participar das palestras da JUSE(Japanese
Union of ScientistsandEngineers),que orientam sobre o controle estatístico de processos e