Gestão de Processos
1. (Valor: 1 ponto) Qual o conceito de processo? (mínimo: 2 linhas; máximo: 7 linhas)
R – Processo é a sequencia de eventos organizados de forma a permitir o cumprimento de metas (objetivos). Ou ainda, processo é o instrumento da implementação das estratégias da empresa, isto é, das ações que a empresa precisa tomar para aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças identificadas no ambiente de negócios.
2. (Valor: 3 pontos) Quais as principais características e diferenças entre processos primários, processos de suporte e processos de gerenciamento? Escreva pelo menos 2 exemplos de cada um desses tipos de processos tendo como referência a sua empresa. (mínimo: 10 linhas; máximo: 20 linhas)
R - Processos primários ou de negócio: incluem as atividades que geram valor para o cliente. Podem ainda ser entendidos como aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo (GONÇALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: produção, venda, recebimento e atendimento de pedido (cliente). Exemplo: atividade exercida pelo juiz de direito, que conduz o processo judicial até o seu termo final, de modo a garantir a solução da lide.
Processos de suporte ou apoio: são os conjuntos de atividades que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários (GONÇALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: folha de pagamento, call center, recebimento e atendimento de pedido (fornecedor de material). Exemplo: atividade exercida pelos diversos setores administrativos do TJMG.
Processos gerenciais: são aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Neste tipo de processos, incluem as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócio (GONÇALVES, 2000). Exemplo: atividade exercida