Gestão de Processos
1- Indicadores a- Os indicadores de qualidade estão voltados para o cliente (qualidade, custos, entrega, satisfação, etc.). A qualidade é julgamento do cliente, através das características da qualidade do produto, por isso os indicadores da qualidade sempre deverão conter a percepção do cliente.
Os indicadores de desempenho estão voltados ao que afeta os indicadores de qualidade (relação produto/insumo, como mão de obra, equipamento, energia, etc.). Está relacionado ao meio do meu processo e após o atingimento do meu objetivo.
Medir o que está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o atingimento das metas organizacionais ou departamentais propostas. b- 1º passo: Identificação das saídas mais significativas do processo;
2º passo: Identificação das dimensões críticas do desempenho, da produtividade, do custo para cada saída;
3º passo: Desenvolvimento das medidas para cada dimensão crítica;
4º passo: Estabelecimentos de objetivos ou padrões para cada medida. c- Dois requisitos para indicadores são:
I. Integrado à estratégia: as medições devem ser decorrência da estratégia da organização, abrangendo principais processos e resultados. Uma vez que ele contribui para a melhoria dos processos e produtos da organização.
II. Baseados nas expectativas dos clientes: devem-se levar em consideração as expectativas do cliente, sua percepção de vantagem ou benefício que recebe nas transações com a empresa, sua satisfação em adquiri tal produto ou serviço e etc..
2- Análise da distribuição do trabalho a- Finalidades do Quadro de Distribuição do trabalho (QDT):
I. Distribuição das tarefas a serem realizadas pela empresa, de forma balanceada, entre as unidades organizacionais;
II. Redistribuição, de forma criteriosa, das atuais tarefas;
III. Estudo da situação existente e de mudança para a situação desejada, quando da racionalização estrutural. b- A má distribuição no trabalho pode gerar: