GESTÃO DE PROCESSOS
GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL
Carlos de S. Almeida
Engenheiro Civil,
Manutenção e Segurança do Trabalho pela EE/UFRJ.
Mestre e Doutor em
Foto 1: Jardim de Luxemburgo - Paris
Engenharia de Produção
COPPE/UFRJ.
Reflexões Sobre o Sistema de Gestão no Contexto da Manutenção
Predial.
Por Carlos de S. Almeida
A Manutenção Predial é uma disciplina bastante abrangente, podendo ser realizada em parques, jardins, complexos prediais, museus, lojas, entre outras instalações. Exige muito da sua equipe técnica, em particular, nos momentos de falha nas instalações e equipamentos, sendo necessária a constante avaliação de suas metas e ações. Neste sentido, apresento este artigo, com o objetivo de contribuir para o crescimento da função.
O Compromisso da Equipe de Manutenção
Predial:
Estar sempre atualisada e disposta a enfrentar desafios deverá ser a premissa básica da equipe de
Manutenção Predial, pois os nossos comportamentos podem contr ibuir, diretamente, nos objetivos estratégicos da organização.
Desta forma, quais seriam as funções básicas, atribuições, finalidade da gerência e equipe de manutenção no contexto atual? Primeiramente, contribuir na gestão dos ativos da empresa, isto significa bem mais do que apenas manter um complexo predial, estamos atribuindo aqui, um contexto de gestão inteligente do processo de trabalho, dos equipamentos, instalações, pessoas e tudo aquilo que estiver no interior do prédio e no seu exterior (como no caso dos fornecedores e futuros clientes).
Foto 2: Vista NYC - Manhattan
1
Um ponto fundamental em Manutenção está, intrinsecamente, ligado ao histórico de ocorrências, pois o entendimento das falhas e das variabilidades existentes no processo, poderá vir a facilitar a tomada de decisão do Gestor e da sua equipe, em momentos de extrema intensidade - nos períodos de pico de trabalho, de estresse elevado, de falhas impactantes.
Então, as atribuições