Gestão de processos
As Pressões sobre as organizações
• • • • • • • Impactos ambientais Tecnologia Concorrência Globalização Expectativas do Cliente Necessidades continuas de inovação Responsabilidade Social
O Que são Processos
Conjunto de atividades que possuem entradas (matéria prima/insumos) que transformam um produto/atividade em saídas (produto), agregando valor ao mesmo.
Entrada
Matéria-Prima
Processo
Agregação de Valor
Saída
Produto
Palavra chave: Transformar com agregação de valor
Categorização de Processos
Estrutura comum no mercado: Departamentalização e Estrutura Funcional (visão departamentalizada e vertical) Processos Finalísticos: Tem por finalidade o cumprimento da missão da organização. Os clientes dos Processos Finalísticos são o público externo. Os Processos Fianlísticos deveriam ser a grande prioridade da organização. No caso de uma empresa industrial, produção, vendas e marketing constituem exemplos de Processos Finalísticos. No caso de serviços públicos, são exemplos de processos finalísticos o atendimento ao público, fornecimento de soluções etc. Processos de Apoio: São processos essenciais para o funcionamento da organização, não tendo relação direta com os serviços de atendimento aos clientes finais. Evidente que embora não seja a primeira prioridade da organização, o funcionamento eficaz e eficiente dos Processos de Apoio é vital para o êxito dos Processos Finalísticos. São exemplos de Processos de Apoio: Gerir pessoas, Adquirir Bens e Serviços, Manter equipamentos e instalações funcionando, etc. Processos Gerenciais: São aqueles cujo focos são a informação e a decisão, constituindo-se portanto nas atividades mais estratégicas da organização. Dentro desses processos podem ser enquadrados aqueles responsáveis pela estratégia organizacional, relações interfundamentais e interpessoais, analise de melhoria, satisfação dos clientes etc.
AIná Paiva – TA24 (2012.1)
Caracterizando e separando