Pascalzim
1) Objetivos:
Trabalhar comando de entrada, comando de atribuição e operadores aritméticos. Algoritmos Sequenciais.
2) Livro texto:
ASCENIO, A. F.G., CAMPOS, E.A.V. Fundamentos da Programação de Computadores (Algoritmos, Pascal e C/C++). Editora: Pearson, 2002.
3) Fundamentação Teórica : a) Referência para consulta e estudos: Capítulo 1 e 2 do livro texto.
b) Comando de entrada:
O comando de entrada de dados possui a seguinte sintaxe: leia (< variável>); Exemplo: leia (x); leia (A, IDADE, NOTA);
c) Comando de atribuição:
Um comando de atribuição permite-nos fornecer um valor a uma certa variável (guardar um objeto numa certa gaveta), onde o tipo dessa informação deve ser compatível com o tipo da variável, isto é, somente podemos atribuir um valor caracter a uma variável capaz de comportá-lo, ou seja, uma variável declarada do tipo caracter. O comando de atribuição possui a seguinte sintaxe:
Variável ( expressão;
Em Pascal tal comando é:=, caso prefira usar na teoria o comando igual ao da linguagem Pascal, será permitido. Exemplo: VAR A, B : real; X : Inteiro; Nome: caracter;
A ( 12.6; B ( A/2; X ( 8 + 13 - 5; Nome ( ‘Ana Carolina’;
d) Regras para nomes (identificacores) de Variáveis : Identificador é o nome que podemos dar às variáveis que irão armazenar os dados que precisamos no nosso programa. Para criarmos um identificador, ou seja, para dar nome a uma variável temos que seguir determinadas regras: • Devem começar por um caracter alfabético (letra); • Podem ser seguidos por mais caracteres alfabéticos e/ou numéricos, ou pelo caracter sublinhado “_” • Não é permitido o uso de caracteres especiais (@, #, $, % “ ,^, ~, ...); Exemplos:
IDENTIFICADORES VÁLIDOS: Aroba, Media, Nota1,