Gestão de pessoas
Variando de empresa para empresa, a avaliação de desempenho também pode ser chamada de avaliação de mérito, avaliação pessoal, relatórios de progresso, avaliação de eficiência individual ou grupal, etc. No entanto, o nome que este processo recebe não é o mais importante, mas sim como o mesmo é conduzido e como os resultados por ele obtidos podem ser usados pela organização. Quando bem aplicado, este processo pode ser um ótimo meio para identificar problemas de supervisão e gerência, de integração entre as pessoas com a organização, de adequação do profissional ao cargo, de localização de possíveis carências de treinamento, entre outros.
O capital humano é a única certeza de vantagem sustentável de uma empresa. Para isso, uma ferramenta de avaliação que identifica, direciona o desenvolvimento e contribui para manter talentos torna-se um instrumento poderoso nas empresas de sucesso.
O avaliador deve ser um companheiro, buscar habilidades em seus avaliados, explicar o que fizerem para contribuir no crescimento da empresa e que precisam melhorar, pois todas as pessoas cometem falhas e precisam de ajuda para superá-las.
Os gerentes precisam ter a visão de explicar para o avaliado sua contribuição no crescimento da empresa, que mudanças se farão necessárias, como a organização contribuirá com o colaborador para que