Vida e obra de maria montessori
Neste trabalho apresentaremos um breve resumo sobre a vida de Maria Montessori. Montessori foi uma grande personagem da educação, seus métodos ultrapassaram décadas e influenciou a educação de todo o mundo, inclusive a educação brasileira. Aqui nos preocupamos em apresentar seus principais ideias e conceitos sobre educação, criança, trabalho etc. Suas principais contribuições para a educação infantil, as propostas pedagógicas, suas atividades, materiais utilizados e o papel do professor. Ao final deixaremos uma observação em relação a todo trabalho elaborado por Montessori ao longo de sua vida.
Maria Tecla Artemesia Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle, Itália. Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora.
Indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália. Após sua formatura, iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças, sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Observou, também, crianças que brincavam nas ruas e criou um espaço educacional para estas crianças - a Casa dei Bambini.
Responsável também pela criação do método montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa e faz as conexões corretas .
Principais conceitos de Montessori
Maria Montessori criou seu método a partir de conceitos que ela possuía sobre a criança, o conhecimento e a sociedade. Este conceito começou a formar-se durante a experiência que a própria teve na clínica da faculdade, onde teve contato com crianças que viviam no hospital