Gestão de pessoas
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA
France Telecom
Política de Gestão de Pessoas – Case
Resenha crítica de texto
Trabalho apresentado ao Curso de Gastronomia da Universidade Potiguar – UnP, GTGAS – pelo aluno Arthur Gomes Coelho - turma especial, na disciplina: Gestão de Pessoas, ministrada pela professora: Eliude Gomes Buarque de Souza.
Natal/RN
2010
INTRODUÇÃO:
A resenha crítica do texto a seguir tem como base um texto retirado de uma informação transmitida via internet, de importância capital para analisarmos o contexto em que se encontram as empresas, no que tange as políticas de GESTÃO DE PESSOAS ou GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.
O texto apresentado nos mostra claramente uma política contraditória ao que se prega a MODERNA POLÍTICA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.
RESENHA CRÍTICA:
A empresa francesa France Telecom, do segmento de telecomunicações, passou por crises econômicas como todas as empresas do mundo, levando as mesmas a se reestruturarem para que pudessem sobreviver no mercado competitivo do mundo dos grandes negócios. Seus resultados financeiros, são extremamente importantes não só para os acionistas, mas também para a contribuição do P.I.B ( produto interno bruto ) do país onde a empresa está sediada, não importando ser filial ou matriz.
Porém a política de administração e gestão de seus recursos humanos não pode tomar como princípio básico o tratamento seu capital intelectual como meras peças numeradas que possam ser tratadas como peças estáticas, paradas numa prateleira de estoque no fundo de uma fábrica, num país perdido no globo terrestre.
No caso específico, a France Telecom, fez exatamente isso. Como passava por uma grave crise, necessitando cortar custos, possivelmente por má administração financeira, e com a