Gestão de pessoas
As pessoas possuem um papel muito importante nas organizações.
É a partir de seus trabalhos que obtemos resultados para as empresas.
Diante das evoluções pós-industriais, tecnológicas e da globalização, o mundo organizacional passou a ter contínuas transformações para alcançar com eficiência seus objetivos. Ocorre, que dentre essas mudanças, surge também um novo conceito de pessoas, principalmente das pessoas dentro das organizações e a importância de cada uma delas para a maximização dos resultados das organizações.
Clima organizacional pode ser entendido como a atmosfera do ambiente de trabalho. Refere-se a uma complexa rede de expectativas e percepções individuais e de grupo, permeada por referências estratégicas, organizacionais e por componentes estruturais do contexto do trabalho, que orienta e determina o comportamento de seus integrantes, criando um ambiente com características próprias.
Muitas empresas investem milhões em marketing, publicidade e treinamento de equipes, muitas vezes sem levar em consideração que as pessoas que serão os porta-vozes da marca não estejam satisfeitas ou engajadas com os objetivos do grupo. Uma pesquisa divulgada pela TNS Intersciense mostra que a satisfação dos clientes internos e externos está relacionada e chama atenção para as causas de insatisfação dos funcionários e investimento nos clientes internos.
As empresas investem cada vez mais para melhorar o ambiente de trabalho através de estratégias de endomarketing e descobrem que os segredos para satisfazer os funcionários nem sempre estão atrelados ao salário. Os colaboradores tendem a valorizar a preocupação com a carreira e a sensação de que suas idéias são absorvidas pela instituição, afinal a relação com os gestores é a maior reclamação nas empresas que estão abaixo da média de satisfação.
Entretanto não é tão simples satisfazer a todos os funcionários de forma igualitária, pois cada um possui interesses e satisfações diferentes. Porém ao criar um