Articulação teoria x pratica da segunda infancia
B demonstra nada mais do que um comportamento completamente esperado para sua faixa etária. A menina salta e corre, que são traços marcantes do desenvolvimento da coordenação, ao mesmo tempo apresenta também coordenação motora fina ao fazer um desenho bastante elaborado com formas diferentes, além de conseguir sem grandes dificuldades realizar a pintura do mesmo.
Ela se mostra bastante ativa envolvendo-se naturalmente em diversos tipos de brincadeiras, como:o jogo funcional, o construtivo e o faz de conta.
B já possui distinção de gênero ao preferir bonecas, desenhar corações e demonstrar preferência pela cor roxa.
No quesito educação, a menina se mostra com personalidade bastante forte, com vontades próprias, mas ainda não possui distinção de comportamentos adequados ou não para a sociedade.
B, segundo a teoria de Piaget está na segunda infância de estágio pré-operacional, na qual as crianças tornam-se mais sofisticadas em seu uso de pensamento simbólico, no caso da criança ela utiliza o uso simbólico nas brincadeiras faz-de-conta, e na imitação, vejamos: no início começa a imitar um sapo usando sua imaginação para imitar as características do animal. Ao decorrer da observação, pega uma de suas bonecas e representa a si própria, iniciando um diálogo com outras crianças como se estivesse em sala de aula, no caso, apoiadas em uma mesa, se imaginado sendo a professora e com a presença de alunas, no caso, a presença das outras meninas.
Ela apresenta também a capacidade de classificar segundo Piaget: depois de trocar de boneca três vezes, escolhe duas bonecas e o restante dos brinquedos empurra todos com a mão, pois já classificou os de sua preferência.
Identificamos, o egocentrismo, onde está pensa que todas as crianças presentes estão pensando da mesma maneira que ela, pega sua folha coloca sobre mesa, empurra os lápis e as folhas de outras crianças presentes, não consegue considerar o ponto de vista das outras, retira o