Gestão de pessoas
RESUMO
O presente artigo objetiva entender e analisar o processo de alinhamento da estratégia na gestão de pessoas para obtenção de vantagem competitiva nas organizações. A gestão de pessoas tornou-se um desafio estratégico de muitas organizações na atualidade, em decorrência das mudanças importantes que acontecem no cenário competitivo.
A área de recursos humanos deve ser vista como um parceiro estratégico, não como ator principal na gestão de pessoas. O termo gestão de pessoas não é um modismo ou um novo jargão do dicionário administrativo, na verdade ele implica o reconhecimento dos interesses e valores da organização e de seus funcionários.
Palavras - chave: Comprometimento. Treinamento. Vantagem Competitiva.
INTRODUÇÃO
O RH é uma sigla que significa recursos humanos e pode ser visto de diversas formas. Como um departamento ou função é a unidade ou setor de uma organização responsável pela operacionalização e prestação de serviços ao recrutamento, seleção, treinamento, benefícios, segurança do trabalho, remuneração, rotinas trabalhistas (departamento pessoal), entre outros. Como uma prática podemos dizer que é a política adotada pelas organizações. Já os profissionais de RH são aqueles que trabalham diretamente nas áreas citadas acima, ou seja, em todos os subsistemas de RH.
A área de recursos humanos tem sofrido gradualmente uma mudança em seu foco de atuação e de posicionamento estratégico. Em algumas empresas isso tomou uma proporção maior do que em outras, devido a maneira como essa visão sobre a forma de trabalhar foi proporcionada pelos novos gestores de pessoas. (GIL. Edson)
As empresas reforçam o tempo todo que gente é importante, mas ainda se faz muito pouco. É preciso disseminar o conhecimento e desenvolver uma série de atitudes que levem a estratégia de gestão