Gestão de Pessoas
Introdução
Prezado aluno, agora que já sabemos sobre a importância da Análise de Requisitos, podemos aprender sobre gestão de pessoas e de negócios. Vale a pena dedicar um tempo a este assunto, pois ele será muito útil tanto para a sua vida profissional quanto pessoal.
Gestão de pessoas
A evolução da Administração de Recursos Humanos transformou-a de um departamento que cuidava da folha de pagamento e das contratações de pessoal para um modelo de Gestão de
Pessoas, elevando-se ao patamar de diretoria estratégica, sendo responsável por atrair, reter e motivar as pessoas. Essas ações são fundamentais ao bom funcionamento do negócio. Hoje as pessoas são tratadas como ativos pertencentes à organização, elas são reconhecidas pelo seu know-how, resiliência, competência e capacitação potencial.
Espera-se que a Gestão de Pessoas esteja focada a realizar as metas da empresa. Para cumprir esse objetivo, ela deve ser mais que uma fiscalizadora de atividades, trabalhos e pessoas, ela precisa ser também parceira e desenvolvedora nas funções operacionais e estratégicas.
Vejam que já há mais de 30 anos, Schein (1972) afirmou que para a organização é impossível escapar dos procedimentos humanos que nela existe.
Para facilitar esse entrelaçamento da organização/ pessoa, podemos citar Chiavenato (1999), que vê a função do RH dividida em diversos subsistemas que são interdependentes e interagem entre si. A Figura 1 exemplifica essa interação.
Processo/ Subsitemas Objetivo
Atividades Envolvidas
Provisão
Quem irá trabalhar na Organização
Pesquisas de mercado de RH
Recrutamento de Pessoas
Seleção de Pessoas
Aplicação
O que as pessoas farão na organização Integração de pessoas
Desenho de cargos
Descrição e análise de cargos
Avaliação de desempenho
Manutenção
Como manter as pessoas trabalhando na organização