Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas é de grande importância para as empresas. É relativo dependendo das circunstâncias da organização que a adotou, porque dependem de vários aspectos como as características do contexto ambiental, ou com qual negócio a empresa trabalha, os processos etc.
Gestão de Pessoas tem o dever de tratar os colaboradores como parceiros da empresa, assim como tratam os clientes, fornecedores entre outros que ajudam no bom funcionamento da empresa. Os colaboradores são de grande importância para a empresa, porque eles que contribuem com seus conhecimentos, habilidades e capacidade, provocando decisões e ações que melhorarão a organização.
1.1. Definição
Segundo Chiavenato (1999), as definições de Gestão de Pessoas são:
Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
A Gestão de Pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
Gestão de Pessoas não é limitada somente ao processo de recrutar e selecionar pessoas ou apenas treinar os funcionários. 1.2. Planejamento de Recursos Humanos
É importante para empresas obterem o planejamento de Recursos Humanos porque é através dele que conseguem prever necessidade de mão de obra futuras e a realização de recrutamento e seleção de candidatos, e ainda estabelecerem metas e objetivos para serem alcançados em RH.
É agregado ao planejamento estratégico da empresa, assim como o planejamento financeiro, de marketing e outras áreas.
1.2.1. Definição do Planejamento de Recursos Humanos
É definido como processo de gestão que localiza as necessidades de recursos humanos nas organizações e logo realizam o desenvolvimento de programas, políticas e sistemas que cumpram essas necessidades.
1.3. Objetivos da Gestão de Pessoas
Gestão de