trab de epistemologia
Questões como processos de ensino-aprendizagem, didática, etc são discutidos na pesquisa.
Tradicionalmente, o ensino é centrado na figura do professor, onde este é visto como único detentor do conhecimento e agente principal do processo de aprendizagem de seus alunos. Os professores da engenharia não são preparados durante sua formação universitária para enfrentar os problemas pedagógicos que o trabalho cotidiano como docente requer. Seus alunos normalmente os reconhecem como bons orientadores de pesquisa, mas professores sem didática. A ideia é que o professor ensina e o aluno aprende.
Achei interessante a citação de Becker( 1993,p.9):
...Uma pedagogia cetrada no professor tende a valorizar relações hierárquicas que, em nome da transmissão do conhecimento, acabam por produzir ditadores, por um lado, e indivíduos subservientes, anulados em sua capacidade criativa, por outro.
Portanto, percebe-se um profundo descompasso entre o conhecimento técnico dos professores engenheiros e o necessário preparo pedagógico dos mesmos. Daí fica o objetivo da pesquisa que é de identificar e descrever essas concepções e suas consequências na pedagogia empregada pelo professor engenheiro.
Como resumo, o resultado do estudo foi: A formação epistemológica é predominantemente empirista, a condição epistemológica do professor determina a sua ação docente, a pedagogia empregada pela maioria dos professores engenheiros em curso de engenharia ainda é predominantemente diretiva, há na parte profissionalizante desses cursos um profundo descompasso entre o conhecimento técnico dos professores e o necessário preparo pedagógico dos mesmos.
Os resultados foram agrupados em duas categorias: A aprendizagem e o ensino.
Na aprendizagem descreve-se as teorias de aprendizagem ( quais os limites da