SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE CIÊNCIAS cONTABEIS
MIQUEIAS LOPES COSTA
A ÉTICA EMPRESARIAL
Cabo Frio
2014
MIQUEIAS LOPES COSTA
A ÉTICA EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Seminario Interdisciplinar III.
Prof.
Cabo Frio
2014
SUMÁRIO
FAZER SUMARIO
INTRODUÇÃO
Com grande importância para todos os contabilistas brasileiros, a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade Nº. 803, de 10 de outubro de 1996, apresenta o Código de Ética Profissional do Contabilista, visando o engrandecimento ético de toda a classe contábil e suavalorização perante a sociedade.
Nos últimos anos a consciência profissional tornou-se pressuposto básico para a nação, que após encontrar o caminho da democracia e cidadania, agora exige, cada vez mais profissionais sérios e éticos, seja qual for sua área de atuação.
Neste sentido, a função contábil é uma peça importantissima para determinar o resultado das empresas, e com isso determinar investimentos. O contabilista tornou-se um profissional extremamente valorizado e portanto mais responsável, já que em suas mãos está o destino da empresa , tanto contábil, como fiscal e financeiro.
Usando como parâmetro a função e a responsabilidade do Profissional
Contábil, faremos breve comentário a respeito do caso Schincariol, identificando algumas das regras infringidas, analisando o comportamento organizacional do grupo, a situação econômica da Empresa, incluindo sua venda e troca de nome para
Brasil Kirin, sua expansão, etc.
Para realização desse trabalho foi utilizada o método de revisão bibliográfica, realizada em material eletrônico disponível nos diversos sites disponibilizados em nosso país, como também, análise do material fornecido pela UNOPAR.
Tem por objetivo aumentar os conhecimentos do pesquisador sobre tema
“ética profissional” e incentivar e