gestão de pessoas
Definir a Gestão de Pessoas e suas características fundamentais
Descrever o contexto no qual funciona a Gestão de Pessoas
Compreender os processos de Gestão de Pessoas
Entender os objetivos da moderna Gestão de Pessoas
Avaliar o que as empresas bem sucedidas estão fazendo.
As organizações são verdadeiros seres vivos. Quando elas são bem sucedidas, tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver.
As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem dele e que sabem como cria-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. As pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial.
Fala-se hoje em estratégia de recursos humanos para expressar a utilização deliberada das pessoas para ajudar a ganhar ou manter uma vantagem sustentada da organização em relação aos concorrentes que disputam o mercado.
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, estas por sua vez dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. Crescer na vida e ser bem sucedido depende de crescer dentro das organizações. De outro lado, as organizações também dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos.
As empresas jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Existe uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos. Uma relação de duradoura entre pessoas e organizações. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus