Fases do Desenvolvimentos da Criança
Jean Piaget classifica o desenvolvimento intelectual/cognitivo das crianças em etapas ou estágios:
Estágio sensório-motor (zero a dois anos) - Nesta fase a criança explora o mundo através dos sentidos, isto é, ela precisa tocar, provar os objetos. Nesse estágio as ações geralmente não são intencionais, a aprendizagem ocorre “acidentalmente”, por reflexos.
Estágio Simbólico (dois a sete anos) - Corresponde ao período da educação pré-escolar. Nesta fase aparece a função simbólica, isto é, os objetos começam a serem representadas por símbolos: um cabo de vassoura é cavalo, uma cadeira empurrada é um trem, etc. É uma fase fortemente egocêntrica (a criança se vê como o centro de tudo que acontece ao seu redor - tem dificuldade de se colocar no lugar do outro) e caracteriza-se pela irreversibilidade, ou seja, a criança considera que todos pensam como ela. A criança também não consegue ainda entender transformações, mesmo que elas ocorram na sua presença.
Estágio Conceptual (sete a onze anos) - Durante esse estágio as crianças passam a frequentar a escola e são alfabetizadas. A criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança. Compreendem regras e estabelecem compromissos. Possuem uma linguagem socializada, mas ainda têm uma inabilidade em entender pontos de vista diferentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Portal Educação, Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil. Disponível em: Acesso em 18 de Fevereiro de 2015.
Durlei de Carvalho Cavicchia, O Desenvolvimento da Criança nos Primeiros Anos de Vida. Disponível em: Acesso em 18 de Fevereiro de 2015.
Psicoinfantil.net, Fases do Desenvolvimento Infantil. Disponível em: Acesso em 18 de Fevereiro de 2015.
Psicologia MSN.com, As Concepções de Piaget Sobre a Aprendizagem. Disponível em: Acesso em 18 de Fevereiro de 2015.
Psicologado, Introdução aos Estágios de Desenvolvimento de Jean