Fases do desenvolvimento da criança
Reinaldo Lima dos Santos
Psicopedagogia: Da Oralidade à Leitura e a Escrita e suas Dificuldades no Processo de
Letramento
Atividade Avaliativa-A1_OL
Fases do Desenvolvimento da Criança
O autor mais conhecido sobre tema analisado foi Jean Piaget. Piaget que estudou de forma minuciosa as fases do desenvolvimento da criança, assim como a psicogênese do conhecimento. Para o autor o conhecimento não está no sujeito, nem no objeto em questão e sim na interação entre ambos. A criança entra em contato com o objeto depois que o experimenta, passando a usá-lo de todas as formas e, por fim chega a uma definição em relação ao mesmo. O ato de conhecer precisa de conteúdos externos para que se efetive, sendo assim, implica a necessidade e a possibilidade de trocas entre o sujeito e o meio físico, social, natural e cultural. Dessa forma, a criança que possui ambiente limitado, que não favoreça a interação entre o sujeito e o objeto, e adultos que não estimulem adequadamente, podem sofrem déficit na aprendizagem, mesmo que não apresentem deficiência biológica.
A criança começa a se desenvolver quando interage através de ações cognitivas concretas, ou seja um processo de construção de estruturas lógicas sobre os objetos ao seu redor. O desenvolvimento intelectual/cognitivo das crianças é classificado por etapas ou estágios, sendo que em cada fase obedece a uma sequência e tempo de permanência determinados pelo qual a criança vai dos conceitos básicos para o complexo, como sendo cada fase pré-requisito para a próxima:
Sensório-motor (zero a dois anos): Nesta fase a criança explora o mundo através dos sentidos, isto é, ela precisa tocar, provar os objetos. Nesse estágio as ações geralmente não são intencionais, a aprendizagem ocorre "acidentalmente", por reflexos.
Período Pré-operatório (dois a sete anos): Corresponde ao período da educação préescolar. Esta fase apresenta alguns estágios diferenciados: estágio