Produção de Cimento
UNED PARNAÍBA/PI
CURSO
:
MESTRE DE OBRAS
Materiais de Construção
Tecnologia da Construção Civil
Leitura e Interpretação de Plantas
Parnaíba/PI
Preparo e dosagem da Mistura Crua
Preparo da mistura crua
A matéria-prima é extraída da jazidas pelos processos usuais de exploração de depósitos minerais.
O calcário pode apresentar-se com dureza elevada, exigindo o emprego de explosivos seguido de britagem, ou suficientemente mole, exigindo apenas emprego de desintegradores, para ficar reduzido ao tamanho de partículas de diâmetro máximo da ordem de 1cm.
As argilas contendo silicatos, alumina e óxido de ferro, normalmente, apresentam-se em condições de serem misturadas diretamente com o calcário.
Calcário e argilas, em proporções predeterminadas, são enviadas ao moinho de cru (moinho de bolas, de barras, de rolos) onde se processa o início da mistura íntima das matérias-primas e, ao mesmo tempo, a sua pulverização, de modo a reduzir o diâmetro das partículas a 0,050 mm, em média.
A moagem, conforme se trate de via úmida ou seca, é feita com ou sem presença de água.
Dosagem da mistura crua
A determinação da porcentagem de cada matéria-prima na mistura crua depende essencialmente da composição química das matéria-primas e da composição que se deseja obter para o cimento portland, quando terminado o processo de fabricação (ver seção 5).
Durante o processo de fabricação, a matéria-prima e a mistura crua são analisadas, quimicamente, numerosas vezes, a intervalos de 1 hora e, às vezes, de meia em meia hora, e em face dos resultados dos ensaios, o laboratório indica as porcentagens de cada matéria-prima que deve compor a mistura crua.
São numerosos os métodos de controle da composição química da mistura crua, sendo as fórmulas seguintes as mais empregadas:
–
módulo hidráulico (Michaelis)
–
módulo de sílica
–
Módulo de alumina-ferro
Nos cimentos nacionais, como