produçao de cimento
1.1. Definição, Utilização e Histórico:
Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento. E o material de construção de mais extenso uso no mundo.
O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.
O cimento portland misturado com outros materiais, tais como a areia, a pedra britada, a cal e outros, resulta nos concretos e nas argamassas usadas nas construções de casas edifícios, pontes, barragens e muitas outras construções que necessitem de segurança e durabilidade.
As características e propriedades desses concretos e argamassas vão depender da qualidade e proporções das matérias com que são compostos. Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do ponto de vista químico, pode se disser que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiais do concreto e argamassas no produto final desejado.
O cimento portland foi criado por um construtor inglês, Joseph Aspassem, que o patenteou em 1824. O cimento Portland foi batizado com esse nome numa referência à Portlandstone, tipo de pedra arenosa da região de Portland, Inglaterra. fig. 1 fig. 2
Aquele produto, no entanto,exceto pelos princípios básicos, estava longe do cimento portland que se conhece hoje, resultante de pesquisas que determinam as proporções adequadas da mistura, o teor de seus componentes, o tratamento térmico requerido e natureza química dos materiais.
A partir da criatividade de arquitetos e projetistas, a precisão dos modernos métodos de cálculos e a genialidade dos construtores, houve um avanço das tecnologias de cimento e de concreto, possibilitando ao homem transformar o meio em que