Gestão de pessoas
O presente trabalho tem o objetivo de traçar um paralelo entre os modelos de Gestão de Conhecimento e Gestão de Competência, mostrando suas definições, diferenças e semelhanças, com base no ambiente de gestão das empresas ocidentais.
Gestão de Conhecimento
Segundo conceito apresentado por ”FGV Online – a Gestão do Conhecimento”, Gestão do conhecimento é um “conceito que cria rotinas e sistemas para que todo o conhecimento adquirido em um determinado ambiente cresça e seja compartilhado. Uma importante função da GC é explicitar, registrar e disseminar, por toda a organização, maneiras de fazer que estão restritas a indivíduos, propiciando a geração de novos conhecimentos”
Gestão de Competência
Wikipédia – a Gestão de Competência é um sistema de gestão no qual identifica o conhecimento específico dos profissionais para preencher falhas e dar oportunidade de melhorias para outros setores da empresa. Este sistema está baseado no conhecimento, habilidades, competências técnicas, atitudes e competências comportamentais, no qual o conhecimento está ligado à pratica e vivência com a equipe. Este modelo de gestão interna é de difícil mensuração, porém precisa ser mapeado internamente para definir quais são os pontos críticos de sucesso para a empresa e distribuí-los para toda a equipe
Desenvolvimento
Em seu artigo The art and practice of being a revolucionary, Verna Allee (1999) define como elementos para a prática da Gestão de Conhecimento: a dinâmica organizacional, a energia de processo e a tecnologia de informação.
Na maioria das organizações, a maior parte do conhecimento está focado em poucas pessoas, e quando elas deixam a empresa, todo o conhecimento vai junto. A dinâmica organizacional para unir todo conhecimento e manter dentro da empresa envolve a disponibilidade de pessoas e auxílio da tecnologia da informação (TI), um elemento crucial para o sucesso de qualquer gestão. Nele, o conjunto entre comunicação, colaboração e