Exercicio de Modelagem de Banco de Dados (Cap. 1)
1) Enumere as principais diferenças entre processamento de dados com arquivos convencionais e o processamento de dados com SGBD.
• Inconsistência e Redundância de Dados
• Dificuldade de Acesso aos Dados
• Isolamento dos Dados
• Problemas com Integridade
• Problemas de atomicidade
• Anomalias no acesso concorrente
• Problemas de Segurança
Essas desvantagens sistemas convencionais causaram o desenvolvimento dos SGBD's.
2) Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de arquivos convencionais ao uso de SGBD.Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de SGBD ao uso de arquivos convencionais.
Utilização de Arquivos convencionais: Menor investimento, facilidade de treinamento para o usuário e resistência a mudanças. Uso de SGBD: Com ele é possível gerenciar o acesso, ou seja, saber quem acessou e o que fez, compartilhar, sincronizar, manipular, ter segurança e organização dos dados. É possível ainda incluir, alterar, excluir ou simplesmente consultar as informações.
3) Defina, sem retornar ao capítulo acima, os seguintes conceitos: banco de dados, SGBD, modelo de dados, modelo conceitual, modelo lógico, modelagem conceitual e projeto lógico.
Sistema de gerência de banco de dados: Um programa SGBD para o gerenciamento de arquivos/tabelas/dados. Modelo de dados: Descrição formal da estrutura de um banco de dados. Modelo conceitual: Modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular. Modelo lógico: Um modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo lógico é dependente do tipo particular de SGBD que está sendo usado. Modelagem conceitual: Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados à nível de SGBD.