Gestão de Pessoas
Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.
A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas certamente obterá resultados benéficos a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivência do negócio e propiciando satisfação aos empregados.
Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios.
Para compreender um pouco mais algumas dessas ferramentas, discutese, neste artigo, os temas: treinamento e desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleção, remuneração por competência e por habilidade e, por fim, o sistema de avaliação 360 graus.
DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS
É o conjunto de políticas e práticas utilizadas pela gerência de uma determinada instituição pública ou privada, relacionadas com “pessoas” ou Recursos Humanos, incluindo Recrutamento, Seleção, Treinamento,
Recompensas e Avaliação de Desempenho.
OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS
As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio através no qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo de esforço e conflito. Muito dos objetivos pessoais jamais poderiam ser alcançados apenas por meio de esforço pessoal isolado. As organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto, sem organização e sem pessoas certamente não haveria a Gestão de pessoas. Os objetivos organizacionais são: Sobrevivência, crescimento sustentado, lucratividade, produtividade, qualidade nos produtos/serviços, redução de custos, participação no mercado, novos mercados, novos