Calagem e Gessagem
n. 153 - fevereiro - 2012
Av. José Cândido da Silveira, 1.647 - União - 31170-495
Belo Horizonte - MG - site: www.epamig.br - Tel. (31) 3489-5000
Importância da calagem e gessagem no cafeeiro1
Paulo Tácito Gontijo Guimarães2
Alex Mendonça de Carvalho3
Vanessa Castro Figueiredo4
André Dominghetti Ferreira5
Ramiro Machado Rezende6
Alessandro Leite Meireles7
INTRODUÇÃO
A grande maioria dos solos brasileiros, notadamente aqueles em que estão ocorrendo a expansão da fronteira agrícola, como os solos sob cerrados, apresenta características de acidez, toxidez de alumínio (Al) e/ou manganês (Mn) e baixos níveis de cálcio (Ca) e Mn.
Para incorporar esses solos ao processo produtivo brasileiro, é imprescindível a correção desses problemas por meio da calagem e da gessagem, que são alternativas simples e barata.
A calagem é considerada uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e, consequentemente, da produtividade e da rentabilidade agropecuária. Além do mais, o calcário é um insumo relativamente barato, abundante no
Brasil, essencial para o aumento da produtividade, de tecnologia de produção simples e, sobretudo,
poucas práticas agrícolas com retornos elevados a curto prazo (GUIMARÃES et al., 2010).
Já a gessagem é uma prática que melhora a fertilidade do solo em camadas mais profundas, propiciando condições favoráveis para maior crescimento em profundidade do sistema radicular da planta.
Isso implica em melhor aproveitamento de água e nutrientes por causa do maior volume de solo explorado pela raiz e, consequentemente, maior resistência das plantas a períodos de estresse hídrico.
CALAGEM
A maioria dos solos brasileiros apresenta limitações ao estabelecimento e desenvolvimento de sistemas agrícolas de produção em decorrência dos efeitos da acidez. Sendo assim, a calagem é fundamental para proporcionar ganhos de produtividade pelas melhorias conferidas ao ambiente ra-
Circular Técnica produzida