Gestão de Pessoas
Turma: T41.
O que é o comportamento organizacional?
É o estudo que visa entender como um indivíduo efetivamente se comporta no ambiente de trabalho e como ele se adapta aos fatores internos e externos dela.
Cite exemplos de forças exógenas e endógenas que atuam na construção do comportamento organizacional.
Exógenas: fatores políticos, econômicos, ambientais, demográficos, políticos.
Enógenas: missão, valores, recursos financeiros, metas, objetivos.
O que é a percepção seletiva?
É a tendência que as pessoas têm de ver e ouvir apenas aquilo que apóiam ou confirmam suas crenças mesmo que para isso o que seja visto e ouvido não seja exatamente o que tenha acontecido.
4) Por que a percepção seletiva de cada pessoa torna-se um desafio gerencial para as lideranças?
Pois é crucial para a gestão de uma empresa, que os responsáveis que a administram conheçam seus funcionários em sua totalidade e para isso é fundamental não só que idealizem um perfil de contratação de funcionário ideal, mas que também procurem conhecer a percepção seletiva dos seus contratados, afim de entender quais são as pessoas que estão compondo as equipes a serem lideradas por eles.
5) Cite as principais diferenças entre os líderes autocráticos, participativos e consultivos.
A principal diferença do líder autocrático para os demais está no fato de que este perfil tende a centralizar, em si mesmos, o processo decisório o que acarreta, em muitos casos, em punições e ameaças. Já a principal diferença do líder consultivo é que este tende a consultar um ou mais empregados de sua liderança para solicitar contribuições e opiniões antes de tomar uma decisão final. Neste caso, o problema está quando este não considera as opiniões questionadas o que faz com que esta prática, quando recorrente, torne o líder desacreditado perante sua equipe. Por último, a principal diferença do líder participativo está no fato de que nesta liderança há a descentralização da