liderança
TÓPICOS
1. REQUISITOS GERAIS – LIDERANÇA
2. EXERCÍCIO DA LIDERANÇA E INTERAÇÃO COM AS PARTES
INTERESSADAS
3. TOMADA E COMUNICAÇÃO DAS DECISÕES
4. IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES
5. COMUNICAÇÃO DOS VALORES E DOS PRINCÍPIOS
ORGANIZACIONAIS
6. VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DOS PADRÕES DE
TRABALHO
7. AVALIAÇÃO E MELHORIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO
8. ANÁLISE DO DESEMPENHO E INFORMAÇÕES
CONSIDERADAS
REQUISITOS GERAIS - MEG
Uma visão mais convencional sobre a liderança leva a uma primeira idéia de relacioná-la à figura do líder, superestimandose o valor de um único indivíduo (o líder “forte” - como o grande “salvador da pátria”). Esta idéia provoca um sentido deturpado do tema, uma vez que, na verdade, o que torna uma organização “forte” é a existência de um sistema de liderança
“forte”.
REQUISITOS GERAIS - MEG
A liderança deve ser entendida como um conjunto de práticas e de ações de todos os níveis da organização e não apenas de um único indivíduo. Este sistema, a cultura de excelência e a análise do desempenho da organização definirão a identidade e darão a sustentação para o processo de planejamento estratégico.
O exercício da liderança, neste contexto, implica na mobilização e presença dos líderes em momentos de representação e gerenciamento. Inclui a elaboração de cenários para a construção de um futuro próximo e a criação dos mecanismos que permitirão a compreensão da atual realidade organizacional.
1
21/07/2014
REQUISITOS GERAIS - MEG
REQUISITOS GERAIS - MEG
Cabe, ainda, à liderança, a partir das necessidades captadas dos clientes e da sociedade onde sua organização está inserida, promover a gestão das pessoas e dos processos, tendo em vista as estratégias elaboradas a partir das informações e conhecimentos necessários.
Relacionadas a estas questões, reforça-se a necessidade da participação e do compromisso efetivo das pessoas que compõem a liderança, na construção do Modelo de Gestão de uma organização,