Ácidos nucleicos e Ciclo de Krebs
-> As bases púricas são a adenina (A) e a guanina (G), ambas encontradas tanto no DNA como no RNA.
-> As bases pirimídicas são a citosina, encontrada no DNA e no RNA; a timina (T), encontrada no DNA; e a uracila (U), encontrada no RNA. São encontrados em todos os seres vivos, entretanto, os vírus possuem apenas um tipo de ácido nucléico, DNA ou RNA. Eles constituem a base química da hereditariedade.
2. Função dos Ácidos Nucléicos Coordenar a síntese das enzimas (e demais proteínas) determinando assim as características dos indivíduos, como: cor dos olhos, cor da pele, estatura, tendências de comportamento, doenças hereditárias (diabetes, hemofilia, daltonismo), etc.
Dessa forma controla o metabolismo, a reprodução e constituem o material genético ou hereditário de todos os seres vivos.
3. Tipos Os ácidos nucleicos podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.
Características e diferenças entre os dois tipos de ácidos nucléicos.
DNA
ácido desoxirribonucléico: armazenador da informação genética na maioria dos seres vivos. Ele também determina como deve-se duplicar corretamente para que não hajam erros, como transcrever-se em mRNA (RNA Mensageiro, precursor de proteínas) e como traduzir este mRNA em proteína.
Nas células, o DNA é encontrado quase exclusivamente no núcleo, embora exista