Gestão de pessoas
Disciplina: Gestão de Pessoas
Profª: Mônica Moreira Esteves Bernardi
Sala 602 – Wagner Roberto Barbosa
Identificar e justificar para cada estilo de liderança do texto de
Goleman, em circunstância(s) ele deve ser adotada e quando não deverá ser mobilizada, abordando, inclusive, a aderência de cada estilo no curto e longo prazo.
Belo Horizonte/MG.
Junho/2013
1. LIDERANÇA
Pesquisas foram feitas com o propósito de conceituar o termo liderança.
Chiavenato (2000) considera que liderança pode ser considerada como
“processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação”, e também como sendo a “influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo”
1.2 A DIFERENÇA ENTRE LÍDER E CHEFE
É comum observar que muitas pessoas em cargos de chefia não estão preparadas para conduzir uma equipe. Muitas acham que ser chefe é a mesma coisa que ser líder. Isso não é verdade, pois liderar não é a mesma coisa que chefiar. Segundo Tourinho (1981 apud SOBRINHO e ALMEIDA, 2002, p.26):
"Chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa. Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, dirige um grupo com a colaboração dos seus membros."
"Um líder não é escolhido porque sabe tudo e pode tomar qualquer decisão. É escolhido para reunir o conhecimento disponível e então criar os pré-requisitos para a realização do trabalho. Elabora os sistemas que lhe permitem delegar responsabilidade para as operações do dia-a-dia."
Como se pode observar, o líder deve saber influenciar pessoas para alcançar os objetivos estabelecidos. Deve possuir o poder de entusiasmar e persuadir o outro. Líder é aquele que sabe servir, que sabe fazer funcionar a harmonia das relações entre os operadores de um