IMPACTO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA TOMADA DE DECISÃO NA EMPRESA S/A
As demonstrações contábeis têm como função apresentar a situação patrimonial e financeira das empresas com o objetivo de transmitir a transparência dos registros contábeis referentes sua movimentação.
Servem como base para a tomada de decisões, quando analisadas e comparadas podemos fazer projeções para analisar a rentabilidade e ou retorno sobre o investimento, tornando assim a aplicação de recursos mais confiável. Seu modo de escrituração baseia-se nos princípios regidos na Lei n° 6404/76.
O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui os seguintes componentes:
1. Balanço Patrimonial;
2. Demonstração do Resultado do Exercício;
3. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, podendo ser substituído pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
4. Demonstração dos Fluxos de Caixa;
5. Demonstração do Valor Adicionado, se divulgada pela entidade; e
6. Notas Explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.
As demonstrações contábeis devem apresentar adequadamente a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações e o fluxo de caixa ou origens e aplicações de recursos de uma entidade, ou seja, deve representar adequadamente os efeitos de transações e outros eventos, observando as definições e os critérios para registro de ativos, passivos, receitas e despesas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.
É a terminologia que se configura em uma generalização das diretrizes contábeis emanadas da legislação societária brasileira, adotada por todo o tipo de entidade no Brasil, considerando os aspectos contábeis que são específicos para os diferentes segmentos do mercado, conforme disciplinado pelos órgãos reguladores Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência de Seguros Privados, etc. que representem um progresso àqueles princípios da legislação societária. Isto é, consideram-se abrangidas no contexto das