Erosão hidrica
FAV - Conservação do Solo e da Água
Relatório aula prática
Erosão hídrica
Brasília, Setembro de 2014
Introdução
A susceptibilidade do solo, quanto à erosão hídrica, está vinculada aos tratos culturais como manuseio e situação em que o solo está sendo deixado quando não mais cultivado. A erosão é a principal causa da diminuição da fertilidade do solo e, consequentemente, da produção agrícola, causa do êxodo rural dos pequenos e médios agricultores, comprometendo toda a cadeia produtiva de alimentos. Todos os processos erosivos causados pela água de chuva ou irrigação representam fator principal entre todos os outros tipos de mecanismos de perda da fertilidade do solo e de sua autossusceptibilidade. O solo deve ser tratado como um bem a ser preservado, devendo ser visto como um patrimônio suficientemente suscetível para a produção indefinida de alimentos que, quando não manejado e/ou cuidado com seriedade e responsabilidade ambiental, poderá se exaurir, tornando-se totalmente infértil e incapaz de manter as culturas de forma produtiva.
Objetivo
Simulação de condição de chuva em três tipos diferentes de manejo do solo, para que fosse possível: Medir a quantidade de água percolada e observar as diferenças de infiltração nos diferentes tipos de manejos.
Materiais e Método
O experimento foi realizado em campo experimental da Fazenda Água Limpa, onde foi delimitado uma área dividida em três microparcelas de 2 m por 1 m, tendo cada parcela uma simulação de um tipo diferente de tratamento de solo: Solo descoberto com apresentação de erosão tipo selamento artificial, solo convencional revolvido, e um solo de plantio direto.
Foram utilizados 4 aspersores de 3m por tubos de 1 polegada que liberavam gotas de 1mm. Para medir a quantidade de água aspergida foram utilizadas duas provetas. Cada tratamento era ligado a um cano e por ele o excesso de água de cada parcela escoava até